domingo, 24 de julho de 2011

O QUE É ODONTOHEBIATRIA?

           O site http://solucoesemodontologia.com.br/ publicou no dia 21 de julho de 2011, matéria da Dra. Jussara Giorgi, sobre o tema: "o que é odontohebiatria", onde ela busca informar aos leitores o siginificado da palavra odontohebiatria, que é o atendimento odontológico voltado para os adolescentes, na faixa entre 10 e vinte anos de idade.
         Aborda a necessidade de uma atenção odontógica diferenciada para o adolescente que apresenta caracterísitcas especiais dessa etapa de desenvolvimento que merecem especial atenção do Cirugião-Dentista.
slrm
        Veja abaixo a reprodução do texto conforme publicado:
Você sabe o que é odontohebiatria?
21/07/2011 — Dra. Jussara Giorgi
É a Odontologia voltada para o adolescente
A adolescência é um período de profundas transformações, quando são revistos e consolidados valores e atitudes, requerendo, portanto, atenção e linguagem especiais. Nesse momento, geralmente o jovem se sente adulto e se entristece quando é tratado como criança. Ao mesmo tempo, fica angustiado quando se sente criança e lhe são exigidos comportamentos adultos. A palavra hebe, em grego, significa juventude. Em razão disso, a “hebiatria” destina-se ao estudo da juventude. Portanto a odontohebiatria direciona e insere o adolescente, na faixa etária de 10 a 20 anos de idade, num programa educativo preventivo e curativo, enfocando, quando necessário, os aspectos estético e cosmético tão valorizados nessa fase, levando em consideração que o direcionamento e o apoio nessa etapa são inestimáveis, pois estaremos contribuindo para a formação de uma geração saudável no conceito mais amplo da palavra. A odontologia voltada para o adolescente requer algo mais que técnico-científico, uma vez que se ocupa de um indivíduo passando por intensas modificações biológicas, psicológicas e sociais. Temos que desenvolver uma linguagem específica e um tratamento adequado aos seus anseios. Devem-se respeitar suas necessidades específicas em relação à própria linguagem e modificações comportamentais, estimulando um modelo de promoção da saúde associado à valorização do sorriso em saúde pública.
  Quando realizo o exame  clínico verifico se o paciente apresenta sintomas como: erosão dental, aumento do índice de cárie, inflamação da mucosa, rachaduras nos cantos da boca, ranger de dentes, pouca saliva, entre outros.

Estes sinais odontológicos sozinhos não são suficientes para indicar a ocorrência dos transtornos. Assim, os jovens também passam por uma anamnese mais detalhada, pois também como sou Cirurgiã dentista homeopata faço perguntas para que eu conheça melhor seus hábitos alimentares, sua auto-estima, vaidade, perfeccionismo e outros fatores ligados aos transtornos. Os pacientes com indicativos de transtornos alimentares são encaminhados a nutricionista, realizando assim um tratamento multidisciplinar.
 Dra. Jussara Jorge Giorgi

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário