domingo, 26 de setembro de 2010

ALIMENTAÇÃO E DESMPENHO MENTAL

QUER MELHORAR SEU DESEMPENHO MENTAL?
Alguns alimentos podem auxiliar.

Alimentos que auxiliam a manter o foco.
            Alguns alimentos têm uma ação que conforme estudos poderíamos chamar de inteligentes, porque melhoram o desempenho mental, a concentração, a memória e foco nos estudos. Podemos citar entre eles, os peixes, as bagas, a cafeína e o ginseng.
            Com a idade ou com o stress, ou ainda com algumas deficiências orgânicas, o mecanismo de funcionamento cerebral, principalmente a memória e a concentração podem falhar. Mas a boa notícia é que você pode manter um funcionamento cerebral saudável apenas tornando sua dieta rica em alimentos e bebidas que poderíamos chamar de “inteligentes”.
            CAFEÍNA PODE TRONÁ-LO MAIS ALERTA.
            Não existe nenhuma mágica para aumentar o QI de uma pessoa, mas a cafeína existente em muitos alimentos pode energizá-lo e ajudar a aumentar a sua concentração. A cafeína pode ser encontrada em chás, café, chocolate, bebidas energéticas e até em alguns medicamentos, podendo promover uma boa ação de curto prazo, mas tendo sempre em mente que não se pode exagerar porque seu excesso pode ser prejudicial á saúde e deixá-lo extremamente excitado, nervoso e desconfortável.
            O AÇÚCAR PODE AUMENTAR A ATENÇÃO.
            O açúcar é a fonte combustível principal do seu cérebro e é encontrado com facilidade á mesa, em doces e bebidas. O organismo metaboliza o açúcar e carboidratos ingeridos transformando-o em glicose e esse doce do alimento ou bebia pode dar um impulso de curto prazo ao seu cérebro, auxiliando a memória, os processos de pensamento e capacidade mental. Entretanto, o açúcar deve ser consumido com moderação uma vez que o exagero em seu uso pode ser prejudicial tanto ao cérebro quanto ao resto do organismo. Também é necessário atentar para a dependência do açúcar além dos problemas relacionados ao diabetes que contraindicam o seu uso.
            CAFÉ DA MANHÃ OU PEQUENO ALMOÇO.
            Estudos indicam que alunos que tomam um bom café da manhã antes de suas atividades escolares, apresentam um aumento no seu desempenho de aprendizagem, melhorando a memória de curto prazo e atenção. Os alimentos que estão no topo da lista de pesquisadores para o café da manhã incluem cereais ricos em fibras, laticínios e frutas. Sugere-se apenas que não se coma demais e que se evite alimentos muito calóricos (gordos) que parecem impedir a concentração.
            PEIXE É REALMENTE A COMIDA DO CÉREBRO.
            O peixe é uma das maiores fontes de vitaminas para o cérebro, porque é rico em ômega 3, um tipo de ácido graxo, essencial para o funcionamento e desenvolvimento cerebral. Essas substâncias saudáveis do peixe possuem o fantástico poder de reduzir os riscos de demência e acidente vascular cerebral, retardando o declínio mental da velhice, desempenhando um papel vital na melhoria da memória. A saúde do coração e do cérebro agradece se você comer duas porções de peixe por semana.
            NOZES E CHOCOLATE.
            Nozes e sementes são ótima fonte de antioxidantes que auxiliam no combate ao envelhecimento, situações estressantes e declínio da memória e concentração. O chocolate escuro tem outras propriedades antioxidantes poderosas, além da auxiliar na liberação de serotonina, mediador cerebral que está ligado a sensação de prazer, combatendo assim os estados melancólicos ou depressivos. O chocolate contém ainda estimulantes naturais como a cafeína que podem aumentar o foco e a concentração.
            Desfrute até uma barrinha de chocolate escuro por dia e frutas para fornecer todos os benefícios que você precisa sem aumento de calorias, gordura ou açúcar.
            GRÃOS INTEGRAIS E ABACATE.
            Os órgãos do corpo e principalmente o coração e o cérebro necessitam de uma boa circulação sanguínea. Uma dieta rica em cereais integrais e frutas como o abacate podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares e reduzir o colesterol ruim LDL. Isso reduz o risco de formação de placa arteriovenosas (trombos) que bloqueiam a circulação do sangue, oferecendo uma maneira simples e saborosa de fortalecer as células cerebrais. O abacate embora tenha gordura, essa é do tipo monoinsaturada, que não é prejudicial á saúde e contribui para a melhoria da circulação sangínea.
            Grãos integrais como a pipoca e trigo, são fontes de fibra e de vitamina E.    
            MIRTILOS OU ARANDO (sm Bot Planta ericácea, de valor medicinal (Vaccinium myrtillus); uva-do-monte, mirtilo.) Tipo de amora do mato.
            Pesquisas em animais mostraram que essas plantas (tipo amoras ou blueberries) ajudam a proteger o cérebro de estresse oxidativo, podendo reduzir os efeitos das condições relacionadas á idade, tais como doença de Alzheimer e demência. Estudos demonstraram que dietas ricas em blueberries melhoraram significativamente tanto a memória, capacidade de aprendizagem e habilidades motoras em ratos envelhecidos, tornando-os mentalmente equivalentes a ratos muito mais jovens.
            BENEFÍCIOS DE UMA DIETA SAUDÁVEL.
            Mesmo que pareça insignificante uma dieta que não seja saudável é capaz de reduzir sua capacidade mental e de concentração por carecer de nutrientes essenciais. Comer em excesso ou muito pouco também podem interferir com sua capacidade de concentração. Uma alimentação muito rica em calorias pode tornar você letárgico (lento, sonolento), enquanto insuficientes calorias podem torná-lo distraído por fome.
            BENEFÍCIOS PARA O CÉREBRO.
            Esforce-se para manter uma dieta regular, equilibrada e saudável com uma variedade de alimentos integrais, frutas, vitaminas e minerais, que podem ser obtidos na maioria dos alimentos folhosos e legumes. Suplementos vitamínicos só devem ser utilizados em casos de carência ou alguma doença que o justifique desde que  indicado pelo seu médico. Algumas vitaminas como B, C, E, beta caroteno, magnésio, cálcio, podem ser necessários como suplemento a pessoas carentes desses produtos  ou cuja dieta seja deficiente em adquiri-los.
            Alguns investigadores tem mantido uma posição otimista, porém ainda cautelosa, quanto ao uso de suplementos e algumas ervas ou misturas de ervas como o ginseng,  o ginkobiloba e seus benefícios sobre o cérebro. Use-as, se necessário, com a indicação de seu médico.
Fonte: WDmed (site de referencia médica)
     




           

Nenhum comentário:

Postar um comentário