sexta-feira, 10 de setembro de 2010

SE VOCÊ ACHA SUA ESCOVA DE DENTES UM OBJETO INOCENTE, TOME CUIDADO!

Essa matéria publicada em um site de informações médicas, WebMD Feature 23/AGO/2010, revela a opinião de pesquisadores a Universidade de Manchester, na Inglaterra, sobre os cuidados com as escovas dentais que certamente muitos de nós negligenciamos por aqui, incluindo nesse rol, até mesmo profissionais de odontologia. A boca é a porta de entrada para o organismo onde todo processo de transformação dos alimentos se inicia, necessitando para isso uma boa saúde bucal que invariavelmente depende da qualidade da dentição. As escovas são objetos úteis e necessários para a higienização dos dentes e tecidos moles da boca, porém se elas se contaminam podem trazer riscos ao seu usuário.

ESCOVAS DE DENTES


Você sabe o que está escondido em sua escova de dentes?

Sua escova está carregada com os germes, afirmam pesquisadores da Universidade de Manchester, Inglaterra. Eles descobriram que uma escova de dentes pode abrigar mais de 100 milhões de bactérias, incluindo bactérias E. coli, que pode causar diarréia e estafilococos ("staph") bactérias que causam infecções da pele.

Mas não se desespere. Sua boca não é exatamente estéril para começar.

Boca das bactérias

"A linha inferior é, lá [centenas] de microorganismos na boca todos os dias", diz Gayle McCombs, RDH, MS, professor adjunto e diretor da Higiene Dental Research Center na Universidade Old Dominion.

Isso não é grande coisa. Os problemas só começam quando não há um equilíbrio saudável das bactérias na boca. McCombs diz.

"É importante lembrar que a placa – a matéria branca que você está removendo de seus dentes - são bactérias", diz o dentista Kimberly Harms, DDS, conselheiro do consumidor para a American Dental Association. "Então, você está colocando bactérias em sua escova de dentes toda vez que você escova os dentes."

Sua escova poderia estar fazendo você doente?

Provavelmente não. Independentemente de quantas bactérias vivem na boca, ou ter chegado lá por meio de sua escova de dentes, as defesas naturais do seu corpo tornam altamente improvável que você vá pegar uma infecção simplesmente por escovar os dentes.

"Felizmente, o corpo humano é geralmente capaz de se defender das bactérias", disse Harms. "Então, não temos conhecimento de qualquer evidência real de que a escova de dentes, colocada no seu banheiro no porta-escovas de dentes, esteja causando algum dano real. Nós não sabemos que as bactérias ali presentes estejam traduzindo-se em infecções."

Ainda assim, você deve exercer manter algum cuidado sobre o armazenamento de sua escova de dentes, incluindo como mantê-la fechada no banheiro.

Não escove os dentes onde você dá descarga.

Na maioria das casas os banheiros são pequenos. E, em muitas casas, o banheiro está muito perto da pia onde você mantém sua escova de dentes.

Cada descarga envia um spray de bactérias no ar. Você não deve querer que o spray da descarga do banheiro chegue perto de sua escova de dentes que está exposta.

" Se você armazena seus pratos e copos num armário higiênico, então por que você deixa sua escova de dentes lá, exposta no banheiro?" McCombs diz. "É apenas uma questão de bom senso armazenar sua escova de dentes tão longe quanto possível do banheiro."

Você também não iria comer depois de ir ao banheiro sem lavar as mãos. O mesmo conselho aplica-se antes de escovar os dentes, aconselha McCombs.

Dicas de Armazenamento das escovas.

Desde que você tenha mudado sua escova do banheiro, aqui vão algumas dicas de armazenamento para manter a sua escova o mais livre de germes quanto possível:

 Mantenha-a lavada. Lave sua escova de dentes cuidadosamente com água da torneira toda vez que você usá-lo.

 Mantenha-a seca. "As bactérias amam um ambiente úmido", diz Harms. Certifique-se que sua escova tem a chance de secar completamente entre as escovações. Evite escova de dentes com cobre, o que pode criar um local úmido fechado, terreno fértil para bactérias.

 Mantenha-a na posição vertical. Guarde a sua escova na posição vertical em um suporte, em vez de colocá-la de cabeça para baixo.

 Utilize apenas a sua escova. Não importa o quanto você é próximo de sua irmã, irmão, cônjuge ou companheiro, nunca use sua escova dental.

 Não armazene sua escova de dentes lado a lado no mesmo copo ou suporte junto com escovas de outras pessoas. Sempre que se tocam escovas de dentes, elas podem trocar germes.

Higienizadores de escovas realmente funcionam?

Existem vários produtos para esterilizar sua escova de dentes. Alguns dizem que eles matam as bactérias com o calor ou à luz ultravioleta, sprays que eliminam germes , ou lavagens. Alguns fabricantes têm produzido escovas cujas cerdas dizem conter produtos com ação antibacteriana.

Há indícios de que pelo menos alguns desses produtos não podem efetivamente matar germes. Mas não há nenhuma prova real de que o uso de qualquer desinfetante em sua escova vá reduzir o risco de se contaminar ou ficar doente.

Se você optar por usar um desses produtos, deve certificar-se do que foi recomendado pelo FDA, que controla a validade das reivindicações da saúde do consumidor e da comercialização de produtos. (Aqui no Brasil, ANVISA).

Lembre-se que mesmo os melhores produtos que não vão matar todos os germes da sua escova de dentes. Na melhor das hipóteses, eles vão matar 99.9% dos germes...

Isso significa que se você tem um milhão de bactérias em sua escova de dentes, para começar, você ainda tem cerca de 1.000 remanescentes quando você tiver terminado de usar o seu saneante escolhido, diz Harms.

Alguns sites recomendam colocar a escova em forno de microondas ou máquina de lavar louça para higienizá-lo. Embora estes métodos possam matar algumas das bactérias, eles provavelmente vão prejudicar a sua escova de dentes no processo. É melhor comprar apenas escovas descartável e jogá-los fora. (grifo nosso).

Como manter saudável sua escova de dentes.

A melhor maneira de limitar as bactérias em sua escova de dentes é substituí-la de forma regular.

A American Dental Association (ADA) recomenda jogar fora sua escova de dentes a cada 3-4 meses. Se as cerdas estão desgastadas, ou se você apresenta alguma doença, ou tem um sistema imunológico fraco, jogue fora sua escova com mais freqüência.

Se você usa uma escova de dentes elétrica, jogue fora a cabeça tão frequentemente como você faria para desfazer-se de uma escova de dentes descartável.

Toda vez que você for tentado a ignorar a escovação e o uso do fio dental nos dentes, lembre-se como se escondem muitas bactérias na boca, entre os dentes – e o que eles podem fazer.

"É a bactéria que causa doença periodontal e cáries e mau hálito", disse Harms.

"Certifique-se de escovar e usar fio dental o mais rápido possível após alimentação, para eliminar algumas dessas bactérias. Enxaguar a boca com um enxaguatório bucal antibacteriano antes de escovar também pode ajudar a eliminar as bactérias antes que possam entrar nas cerdas de sua escova.


By Stephanie Watson

WebMD Feature 23/AGO/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário