sábado, 29 de setembro de 2012

DENTISTAS PODEM IDENTIFICAR OSTEOPOROSE PREVENTIVAMENTE.



ARCADA DENTÁRIA PODE IDENTIFICAR COM ANTECDÊNCIA O RISCO DE OSTEOPOROSE.



Por Roger Dobson /// Publicado em: 21:51 GMT, 22 de setembro de 2012

Leia mais: http:www.dailymail.co.ukhealtharticle-2207134Dental-records-identify-osteoporosis-risk.htmlixzz27t4LkwOT

Dentistas na Universidade de Manchester são pioneiros de uma tecnologia chamada Osteodent que pode detectar aqueles em risco de osteoporose, olhando os exames odontológicos anos antes da condição se desenvolver.
A osteoporose, que afeta mais de 3 milhões de britânicos, é uma doença na qual a densidade dos ossos é reduzida, tornando-os fracos e mais propensos a quebrar.
Até agora, não houve nenhuma maneira de prever se uma pessoa está em risco de doença de desgaste ósseo, com diagnósticos somente ser feitos após uma fratura óssea.
No entanto, um estudo britânico mostrou que a deterioração óssea na maxila - que é rotineiramente radiografada antes do tratamento odontológico - pode revelar se a deterioração óssea está ocorrendo em outras partes do corpo também.
A pesquisa analisou 5.000 raios-x dentais dos pacientes com idade entre 15 e 94 anos. Nenhuma mudança na densidade óssea foi observada em mulheres até a idade de 42, após a qual ocorre acelerada perda de densidade.
Comparar radiografias de outras partes do corpo revelou que a mesma perda de densidade óssea que estava ocorrendo nos maxilares ocorria em outros lugares.
Usando os resultados do estudo, dentistas desenvolveram o software que pode imediatamente avaliar um risco de osteoporose, que por sua vez, alertam o paciente sobre a necessidade  de encaminhamento  a um especialista para maiores investigações.
«Dentistas são singularmente posicionadas para oferecer tal serviço já que eles vêem pacientes regular e rotineiramente, realizam exames de raio-x,' é o que diz Hugh Devlin, professor de Dentística Restauradora na Universidade de Manchester e co-criador da nova técnica.
Software como o Osteodent pode salvar vidas e, com o diagnóstico precoce e tratamento, incluindo terapia preventiva, isso poderia salvar o NHS (Serviço de Saúde Pública do Reino Unido) de muitos milhões de libras também.'
Leia mais: http:www.dailymail.co.ukhealtharticle-2207134Dental-records-identify-osteoporosis-risk.htmlixzz27t5PnKfn

Nenhum comentário:

Postar um comentário