terça-feira, 11 de setembro de 2012

VACINA CONTRA O HPV AINDA NÃO RECOMENDADA NO BRASIL



A União Européia incentiva  seus países a procederem a vacinação contra o Papiloma Virurs Humano (HPV), em meninas, numa tentativa de reduzir o câncer de colo de útero em mulheres.
O Centro Europeu de Enfermidades (ECDC) emitiu hoje uma informação, segundo o jornal El País – Espanha, em que lamenta a baixa cobertura de vacinação nos 19 países estudados, afirmando não haver dúvidas sobre sua segurança.
Na Espanha a vacinação de meninas não é uniforme, já que as idades variam entre as comunidades. A idéia é unificar essas idades para que atinja todas as meninas. Segundo a ECDC é recomendável vacinar todas entre os 10 e 14 anos, antes que iniciem manter  relações sexuais.
No mercado europeu existem dois tipos de vacina, uma que cobre dois tipos e outra com cobertura para quatro tipos papiloma, objetivando prevenir o câncer de colo de útero e outros problemas ginecológicos devidos ao vírus. A cada ano são produzidos cerca de 30.000 casos na União Européia, com mortalidade de 15.000 mulheres. O programa de vacinação deve vir associado com outros programas preventivos, como o exame de Papanicolau.
Existe ainda uma discussão se a vacina deveria ser dada também a meninos. Embora os estudos mostrem que a inclusão de meninos encareceriam muito os programas de imunização. A idéia de vacinar-se os menos possui uma dupla função de protegê-los do câncer buco-faríngeo, do pênis e anal, e ao mesmo tempo para que não se tornem veículo de transmissão do HPV para as mulheres.
Nos EUA a vacinação para os meninos foi aprovada e recomenda-se que sejam vacinados entre a idade de 11 a 21 anos.
No Brasil, segundo o Portal Saúde do Ministério da Saúde, foi criado um comitê para avaliação da necessidade de recomendação da vacinação em larga escala no país. Este Comitê, formado por diversas instituições ligadas à saúde, decidiu até o momento, pela não incorporação da vacina contra o HPV no SUS.
slrm

Fontes:

http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/faq/faqcategoria.cfm?idcat=122&idquest=2086

Nenhum comentário:

Postar um comentário