terça-feira, 17 de julho de 2012

FICAR BONITA SIM, MAS CUIDADO COM A ALERGIA DE CONTATO.


Estudos recentes tem demonstrado a preocupação das sociedades de dermatologia em todo o mundo com a sensibilização de crianças à exposição e contato com metais como o níquel, cobalto e cromo, induzindo a problemas alérgicos em especial ao desenvolvimento de dermatite eczematosa.

Muitas dessas substâncias são presentes em diversos produtos, como cintos, bolsas, artefatos de couro, no caso do crômio, e em bijuterias, brincos, anéis, correntes, zippers de roupas, entre outros produtos no caso do níquel e do cobalto.

As principais áreas afetadas são as que estão em contato direto com esses produtos como orelhas, pálpebras, mãos, pescoço, umbigo, etc.

A característica principal é a instalação de uma dermatite eczematosa puriginosa, cuja diferenciação clinica e histopatológica de uma dermatite atópica ou de irritantes são muitas vezes difíceis.

Recomenda-se aos pais evitarem o uso de produtos cuja qualidade não seja reconhecida em sua composição e em caso de qualquer irritação, imediatamente interromper o uso, retirando o contato, procurando em seguida orientação médica para confirmação de diagnóstico e tratamento.  
 

 Alergia de contato aos metais (cromo, cobalto e níquel) na infância.

São Paulo, 30 de Maio de 2012
Os metais, especialmente o níquel, são os sensibilizantes de contato mais comuns em crianças. Dados recentes revelam aumento na incidência da alergia deste em países industrializados. A sensibilização pode ocorrer em qualquer idade, mesmo em recém-nascidos. Bijuterias, especialmente brincos nas orelhas, são ligadas ao aumento da sensibilização ao níquel. A sensibilização ao cobalto geralmente ocorre pelo uso de bijuterias. A fonte mais comum de sensibilização ao cromo é o couro. Devido à ausência de terapia específica, o principal tratamento consiste em identificar e evitar os alérgenos responsáveis. Este artigo pretende apresentar uma visão atualizada sobre os aspectos epidemiológicos e clínicos da alergia de contato aos metais, focando estratégias de prevenção e fatores de risco, além de alertar sobre as possíveis e novas fontes de contato.
Keywords: Cobalto; Criança; Cromo; Dermatite alérgica de contato; Dermatite de contato; Níquel.
Alergia de contato aos metais (cromo, cobalto e níquel) na infância - Anais Brasileiros de Dermatologia; [online]. 2012, vol.87, n.2, pp. 269-276

fonte:
 http://www.medicalservices.com.br/naologadas/noticias_cientificas/exibe.php?topo=http://www.medicalservices.com.br/naologadas/noticias_cientificas/tp_frm/ale.htm&arquivo=http://www.endoclub.com.br/materias/9101-9200/9187.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário