sábado, 10 de dezembro de 2011

EM DEFESA DAS FARMÁCIAS DE MANIPULAÇÃO.

  

   As farmácias de manipulação prestam um relevante serviço à população brasileira, nas dispensação de medicamentos manipulados, sejam homeopáticos ou não. Esse serviço traz enorme benefício principalmente refletido em custo mais acessível ao consumidor de medicamentos.
   Apesar dos relevantes serviços por elas prestados, temos rotineiramente assistido as mais diversas formas de pressão que vêm sofrendo, encoberta sob o prisma do controle de qualidade e da melhoria dos serviços, porém, o que está por trás das atitudes adotadas pelo governo, é a manuteção dos interesses corporativistas dos grandes laboratórios farmacêuticos, onde o mestre é o lucro.
   A pressão principalmente sobre os produtos manipulados, cujo custo torna-se muito mais acessivel à população, encontra apoio da indústria de medicamentos, que pressiona o governo e muitas vezes, com o apoio da própria classe médica que rende-se a pequenos benefícios proporcionados pelos laborátorios, como viagens para congressos, terminam por defender medicamentos de marca, como se os manipulados ou genéricos não tivessem eficácia.
   Essa atitude governamental disfarçada de regulamentadora, na verdade serve aos interesses da indústria de remédios em prejuízo evidente à população.
   Nesse sentido é que repudio ações de  pressão que vêm sofrendo as farmácias de manipulação em  todo Brasil, solidarizando meu apoio aos farmacêuticos e alertando para que a população tome conhecimento dessa situação e proteste em defesa de seus interesses.
   Abaixo publico um email que recebi de uma das mais tradicionais farmácias de manipulação do Rio de Janeiro, cujos serviço conheço há mais de 20 anos, pautados na seriedade, honestidade e qualidade, onde esclarece aos seus usuários,sobre as pressões pelas quais tem passado para continuar mantendo esse importante e imprescindível serviço ao povo fluminense.
    Devo ressaltar que por questão de preservar o nome da farmácia de possível represália, retirei seu nome do texto e mantive apenas o teor do assunto.
     slrm.
teor do email recbido:

AOS CLIENTES DA         

COM A FINALIDADE DE INFORMAÇÃO AOS NOSSOS CLIENTES E A TODOS QUE FAZEM USO DE MEDICAMENTOS FEITOS NAS FARMÁCIAS COM MANIPULAÇÃO E FORMALIZANDO NOSSOS PROTESTOS COMO PROFISSIONAIS FARMACÊUTICOS, DEIXAMOS AQUI O NOSSO PENSAMENTO A RESPEITO DO QUE VEM ACONTECENDO EM RELAÇÃO AO NOSSO SETOR, NO BRASIL:

? QUE HÁ UM MOVIMENTO VISANDO A DESTRUIÇÃO DO SEGMENTO DAS FARMÁCIAS COM MANIPULAÇÃO, TANTO HOMEOPÁTICAS QUANTO ALOPÁTICAS, FARMÁCIAS ESSAS QUE PRESTAM SERVIÇO DE ATENÇÃO FARMACÊUTICA AOS CLIENTES, O QUE NÃO OCORRE NAS FARMÁCIAS COMUNS E DROGARIAS.

? O GOVERNO, SUBMISSO A GRUPOS FARMACÊUTICOS INTERNACIONAIS, PERMITE QUE OS MEDICAMENTOS SE TRANSFORMEM EM PRODUTOS DE GRANDE CONSUMO.

? O GOVERNO AGINDO DA MANEIRA ACIMA TRANSFORMA O FARMACÊUTICO EM UM SIMPLES VENDEDOR E A FARMÁCIA EM MAIS UM PONTO DE VENDA PARA O MAIOR ENRIQUECIMENTO DESSES LABORATÓRIOS INTERNACIO- NAIS.

? O GOVERNO ESTIMULA A POLÍTICA DE DESCONTOS E NÃO A DE DIMINUIÇÃO DE PREÇOS.

? O FARMACÊUTICO TEM COMO PROFISSÃO SERVIR AOS CLIENTES, ORIENTANDO-OS, E NÃO SERVIR AOS INTERESSES DE POTENTES GRUPOS INTERNACIONAIS, ENRIQUECENDO-OS.

? A FARMÁCIA COM MANIPULAÇÃO DEVE CONTINUAR PRESTANDO SEUS SERVIÇOS INDISPENSÁVEIS À POPULAÇÃO EM GERAL.

? A FARMÁCIA COM MANIPULAÇÃO NÃO PODE SER SUBSTITUIDA PELOS SUPERMECADOS, CONFORME ACONTECEU COM TANTOS PEQUENOS NEGÓCIOS DE BAIRRO QUE FECHARAM.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário