domingo, 20 de janeiro de 2013

NEUROCISTICERCOSE



O parasita intestinal Taenia solium,conhecido como solitária,  do qual o porco é hospedeiro, é fácilmente transmitido ao ser humano quando este ingere a carne suína, muitas vezes sem o devido cuidado do adequado cozimento. Esses parasitas tem afinidade pelo tecido cerebral, onde se alojam ou seus ovos podem chegar ao cérebro através da corrente sanguínea.Nesses casos podem simular um ataque epiléptico que entretanto não é real, mas decorrente de uma alteração inflamatória do tecido cerebral, reacional a presença do corpo estranho lá alojado. Mesmo em países desenvolvidos onde a presença da doença praticamente não existe, estudos alertam para a necessidade da atenção médica no momento de fechar o diagnóstico, principalmente quando tratar-se de paciente oriundo da América Latina, Ásia e África. É o que relata a Revista de Neurologia de 16/01/2013. 



Neurocisticercosis pediátrica: a propósito de dos casos.

[REV NEUROL 2013;56:86-90] PMID: 23307354 - Nota Clínica - Fecha de publicación: 16/01/2013

Introducción. La neurocisticercosis es la enfermedad parasitaria más frecuente del sistema nervioso central y está causada por una infestación por la larva de la Taenia solium. Se trata de una enfermedad endémica en los países en vías de desarrollo, principalmente de América Latina, Asia y África, mientras que su presencia en Europa es anecdótica. Casos clínicos. Presentamos los casos de dos niños de origen no español, que comenzaron con una crisis epiléptica y que fueron diagnosticados inicialmente como tumores cerebrales primarios. Ambos fueron intervenidos quirúrgicamente y al diagnosticarse la parasitosis, recibieron posteriormente tratamiento antiparasitario. Conclusiones. La neurocisticercosis es una causa potencial de epilepsia incluso en aquellos países en los que no endémica. Numerosos casos presentan dificultades en el diagnóstico y se pueden confundir con otras lesiones intracraneales. Los facultativos debemos estar alerta, ya que se trata de una patología con un cierto repunte en España y se debe tener en cuenta en los diagnósticos diferenciales cuando tratamos pacientes procedentes de América Latina o África.

Introdução.
A neurocisticercose é uma doença parasitária freqüente do sistema nervoso central e é causada por uma infestação de larvas de Taenia solium. É uma doença endêmica em países em vias de desenvolvimento, principalmente na América Latina, Ásia e África, enquanto na Europa chega a ser motivo de piada apesar disso podem surgir casos que merecem ser bem diagnosticados por se confundir com epilepsia. O estudo mostra dois casos de duas crianças de origem não-espanhola, que iniciou com convulsão e que inicialmente foram diagnosticados como tumores cerebrais primários.  Ambos foram operados e diagnosticou-se infecção parasitária que foi posteriormente tratado com antparasitário. Os autores concluem que a neurocisticercose é uma causa potencial de epilepsia, mesmo em países onde não é endêmica. Inúmeros casos apresentam dificuldade de diagnóstico e põem ser confundidos com outras lesões intracaranianas. O médico deve estar alerta, uma vez que é uma patologia com grande repercursão na Espanha e deve ser considerada no diagnóstico diferencial, ao se propor tratamento para pacientes da América Latina ou África.

Nenhum comentário:

Postar um comentário