segunda-feira, 6 de agosto de 2012

USO MÚLTIPLO DE AGENTES ANTIMICROBIANOS PODE ESTAR ASSOCIADO À MORTE DE PACIENTES INTERNADOS.



Estudo publicado recentemente no site médico Medcenter, tendo como fonte o São Paulo Medical Conferences, relata  preocupação dos pesquisadores com a utilização de múltiplos antibióticos em pacientes internados, e sua relação com óbito. Embora não seja totalmente conclusivo, dependendo de adicionais observações, levanta um alerta para a utilização de múltiplos agentes antimicrobianos em pacientes internados.
Foram investigados 2. 790 pacientes adultos, com 3.706 internações hospitalares que variaram em média de 5 a no máximo 10 dias, para 91 % dessa população. As idade da população observada variou 57 a 75 anos, sendo 54,3% de mulheres (2.012).
Antibióticos e outros agentes foram administrados a 1.166 indivíduos (31,5%); 325 (8,8%) necessitaram de assistência na unidade de terapia intensiva, e no total 141 (3,8%) faleceram.
  Segundo os pesquisadores, a associação entre medicação antiinfecciosa e mortalidade hospitalar foi estatisticamente significativa (p< 0,01) com forte correlação linear (r= 0,902, p=0,014). A quantidade de antimicrobianos prescritos, a idade e o requerimento de cuidados intensivos foram variáveis independentes para óbito na regressão logística.
Ao final os pesquisadores concluíram:
  1. Grandes quantidades de agentes antimicrobianos associou-se com mortalidade hospitalar aumentada tanto pela análise univariada como na regressão logística;
  2.  Seu efeito adverso foi menos marcado que o associado à internação na unidade de cuidados intensivos, porém de magnitude semelhante ao da idade;
  3.  Estudos adicionais são necessários para elucidar se este resultado indesejável se prende à ação de focos infecciosos subjacentes, à morbidade não infecciosa ou aos efeitos colaterais das drogas utilizadas.

ww.endoclub.com.br/materias/9301-9400/9346.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário