segunda-feira, 6 de agosto de 2012

CÉLULAS TRONCO DA POLPA DE DENTES DECÍDUOS SERIAM CAPAZES DE INDUZIR A REGENERAÇÃO ÓSSEA.




Estudos recentes mostraram que células-tronco da polpa de dentes de leite, em associação a biomateriais, fazem o osso humano crescer mais rapidamente, contribuindo para a sua reconstrução e minimizando os riscos de rejeição dos implantes dentários. Isso muda muita coisa e dá à implantodontia novas armas.
A pesquisa está sendo realizada pelo implantodontista Julio Cezar Sá Ferreira, presidente da Academia Brasileira de Osseointegração, junto da geneticista russa Irina Kerkis, diretora do Laboratório de Genética do Instituto Butantã, e com os odontólogos doutores Sérgio Jayme e Camila Oliveira, de São Paulo.
De acordo com Julio Cezar, a técnica pode permitir a regeneração de grandes defeitos ósseos com mais rapidez, menores custo, agressividade e sofrimento ao paciente, já que não será necessária a retirada de ossos de outras áreas do corpo (doadoras) para serem enxertados.
Segundo Julio Cezar, a pesquisa é pioneira no mundo, sendo ele também pioneiro pois, há 25 anos, realizou o 1º implante dentário no Brasil. O paciente teve todos os dentes da maxila implantados numa cirurgia com anestesia geral que durou aproximadamente cinco horas, e foi realizada no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba. Hoje, o mesmíssimo procedimento é realizado em, no máximo, duas horas, com anestesia local e no próprio consultório, o que facilitou bastante o tratamento e o custo dos implantes dentários que ficaram cada vez mais acessíveis.
Fonte:
http://vidadedentista.com.br/2012/08/celulas-tronco-da-polpa-de-dentes-de-leite-o-futuro-esta-ali.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário