quinta-feira, 9 de agosto de 2012

RINITE ALÉRGICA LOCAL - RAL.

Os sintomas de rinite alérgica são muito frequentes nos períodos outonais e de inverno, além de serem comuns na primavera, estação de polinização das flores, que produz em indivíduos sensíveis, aumento de suas crises. São muitas vezes confundidas em seu diagnóstico com outras formas de rinite e merece uma boa avaliação para o adequado diagnóstico e tratamento. O Assunto publicado em site especializado, merece nossa atenção e dos profissionais médicos.


RINITE ALÉRGICA LOCAL  - RAL

Tipo de artigo: Review  24/jul/2012

Artigo de Ryan Blanchard, for Excerpta Medica //J Allergy Clin Immunol. 2012;129:1460-7.

PMID 22516477


Conhecimento atual

Introdução

A rinite alérgica local (RAL) é uma resposta alérgica que ocorre na ausência de atopia sistêmica. Este artigo revisa o conhecimento atual sobre a RAL e propõe diretrizes para pesquisas futuras.

  • A RAL é caracterizada por produção local de anticorpos IgE (sIgE) específicos, um padrão TH 2 de infiltração das células da mucosa durante exposição a alérgenos do ar, e pelo teste de provocação nasal positiva com alérgenos (NAPT) com maior concentração de triptase e proteína catiônica eosinofílica nas secreções nasais.
  • Muitos pacientes anteriormente diagnosticados com rinite não alérgica ou rinite idiopática estão agora sendo classificados com RAL.
  • O teste de picada da pele e a determinação da presença de anticorpos sIgE séricos não são úteis no diagnóstico da RAL. O NAPT é necessário para identificar os alérgenos responsáveis.
  • Os alérgenos que supostamente causam a RAL incluem ácaros e polens da grama e azeitona, entre outros.
  • Os sintomas da RAL incluem rinite de moderada a intensa associada a conjuntivite e asma.
  • As abordagens terapêuticas incluem o ato de evitar alérgenos e imunoterapia. Boas respostas foram obtidas com corticosteroides nasais tópicos e anti-histamínicos orais.
  • Já foi sugerido que pacientes com RAL podem acabar desenvolvendo atopia sistêmica.

Mensagem importante

A RAL é muitas vezes diagnosticada como rinite não alérgica ou rinite idiopática. São necessários mais estudos para determinar a prevalência da RAL e desenvolver melhores métodos de diagnóstico e abordagens terapêuticas.

Rondón C, Campo P, Togias A, et al. Local allergic rhinitis: Concept, pathophysiology, and management. J Allergy Clin Immunol. 2012;129:1460-7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário