segunda-feira, 9 de abril de 2012

USO DE DROGAS ANTIOBESIDADE NO MEIO UNIVERSITÁRIO É MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO.

Matéria publicada no informativo médico Medical Service, em março de 2012, relata estudo publicado na Revista da Associação Médica Brasileira, de 12 de fevereiro de 2012, que traz a preocupante situação da utilização no meio universitário de drogas anitobesidade, especilamente sem indicação médica e sem obediências aos parametros necessário a condição de obesidade.

Veja o relato do estudo:
São Paulo, 01 de Fevereiro de 2012
.
Objetivo: Avaliar o uso de drogas antiobesidade entre estudantes de uma universidade pública.

Métodos: Estudo transversal com amostra probabilística constituída por 664 universitários. Foram observadas variáveis socioeconômicas, antropométricas e uso das drogas. O índice de massa corpórea (IMC) e circunferência da cintura (CC) foram classificados segundo critérios da Organização Mundial de Saúde.

Resultados: Uso atual ou anterior de agentes antiobesidade foi referido por 6,8% dos estudantes. As anfetaminas e as aminas simpaticomiméticas (40,5%) foram as drogas mais usadas. Entre aqueles que referiram uso de agentes antiobesidade, 62,2% eram do sexo feminino. Apenas 31,1% das prescrições foram indicadas por médicos. As médias de IMC e CC foram maiores entre estudantes que referiram uso de tais drogas, mas 47% deles foram classificados como eutróficos pelo IMC, e 76,5% apresentavam medida de CC normal.

Conclusão: O uso de drogas antiobesidade se mostrou preocupante, principalmente pela elevada proporção de uso sem indicação ou prescrição médica.

Keywords: Agentes antiobesidade; uso de medicamentos; estudantes; prevalência.
Uso de drogas antiobesidade entre estudantes universitários - Revista da Associação Médica Brasileira;[online]. 2011, vol.57, n.5, pp. 570-576


Nenhum comentário:

Postar um comentário