domingo, 15 de agosto de 2010

TDAH, TRANSTORNO AFETA SOMENTE CRIANÇAS NA IDADE ESCOLAR?

Hoje em dia muito se tem falado sobre TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, uma disfunção que acomete com frequencia crianças e jovens adolescentes e que tem sido motivo de preocupação para educadores e pais.

Entretanto esse transtorno que algumas vezes surge associado a outras comorbidades, não é exclusividade das crianças, podendo inclusive permanescer até a fase adulta, gerando sérios inconvenientes.

Vejamos então a matéria publicada no site de saúde e informações médicas, o WEBMD que agora transcrevo:



“TDAH: Não é só para crianças

A maioria das pessoas pensa em filhos quando eles ouvem o termo atenção e hiperatividade. Mas 30% -70% das crianças com TDAH continuam tendo os sintomas quando eles crescerem.

Pessoas com TDAH têm um desequilíbrio da atividade do neurotransmissor nas zonas do cérebro que controlam a atenção. Em adultos, a incapacidade de manter-se concentrado pode inviabilizar carreiras, ambições e relacionamentos. Muitos adultos não sabem que têm a doença, deixando-os perplexos sobre por que seus objetivos sempre parecem deslizar para fora do alcance.

OS SINTOMAS DO TDAH EM ADULTOS

TDAH em adultos segue um padrão ligeiramente diferente do que em crianças. Adultos podem ser cronicamente atrasados para o trabalho ou eventos importantes. Eles podem ser desorganizados, inquietos, e têm dificuldade em relaxar. Algumas pessoas com TDAH têm dificuldade de concentração durante a leitura. Alterações de humor, baixa auto-estima, e gerênciamento da raiva pobres são também problemas comuns.



ADULTOS COM TDAH NO TRABALHO

Manter um trabalho pode ser difícil para as pessoas com TDAH. Elas freqüentemente têm problemas em conlcuir tarefas e seguir instruções, permanecer organizado, e cumprir prazos. Elas também estão propensas a lentidão e aos erros por descuidos. De acordo com uma pesquisa nacional (EUA), apenas a metade dos adultos com TDAH foram capazes de manter uma posição de tempo integral, em comparação com 72% de adultos sem o transtorno. Quando eles trabalham, eles tendem a ganhar menos do que seus pares.

ADULTOS COM TDAH E CASAMENTO

Além de diminuir o potencial de trabalho, o TDAH pode sabotar o casamento e outros relacionamentos. A condição faz com que seja difícil lembrar-se de compromissos sociais, aniversários ou datas importantes, terminar as tarefas domésticas, e pagar contas em dia. Os adultos com TDAH podem facilmente perder a paciência ou se envolver em comportamento imprudente. Isso leva a uma maior incidência de separação e divórcio.

COMPLICAÇÕES DO TDAH EM ADULTOS

Lidar com os sintomas do TDAH em adultos pode ser frustrante, por si só. Além disso, muitos adultos com TDAH têm condições coexistentes tais como depressão, ansiedade ou transtorno obsessivo-compulsivo. Eles também são mais propensos a fumar ou abusar de drogas. Pessoas com TDAH podem limitar esses problemas, buscando o tratamento adequado.

ADULTOS COM TDAH: QUEM ESTÁ EM RISCO?

TDAH não se desenvolve espontaneamente em adultos. Todas as pessoas com TDAH apresentaram sintomas como uma criança. Muitos pacientes adultos lembram-se de ter tido baixo desempenho na escola, mesmo não sendo diagnosticados com TDAH naquele momento. Durante a infância, a condição é mais comum em meninos do que meninas, mas esta relação parece mesmo fora da idade adulta.

DIAGNÓSTICO DE TDAH EM ADULTOS

Muitos adultos não sabem que têm TDAH até obter ajuda para outro problema, tais como ansiedade ou depressão. Discutindo hábitos pobres, problemas no trabalho, ou conflitos conjugais, muitas vezes revela que o TDAH é a culpa. Para confirmar o diagnóstico, o médico deve verificar se a doença estava presente durante a infância. boletins antigos ou conversas com familiares podem documentar problemas de comportamento na infância, tais como foco pobre e hiperatividade.

A mesma medicação que ajuda crianças com TDAH pode beneficiar os adultos também. Estimular a aguçar a concentração e aumentar a atividade dos produtos químicos do cérebro, chamados dopamina e norepinefrina, que são propensos de estar desequilibrados em adultos com TDAH. O FDA aprovou vários estimulantes para o tratamento de adultos com TDAH. Opções não-estimulantes também existem.

ACONSELHAMENTO PARA O TDAH

A maioria dos adultos com TDAH melhoram quando começam a medicação, mas eles podem continuar a luta com hábitos pobres e de baixa auto-estima. Aconselhamento para TDAH auxilia a se focalizar, organizar-se, estabelecendo rotinas úteis, reparar as relações e melhorar as habilidades sociais. A pesquisa é limitada, mas este tipo de tratamento parece promissor. Um estudo sugere que a medicação combinada com aconselhamento pode aliviar os sintomas de TDAH e melhorar a qualidade d vida da pessoa.

TRABALHO DE COACHING PARA TDAH

Pessoas com TDAH podem ser capazes de impulsionar o seu desempenho no ambiente de trabalho através de treinamento de trabalho ou tutoria. O mentor irá contribuir com as habilidades da organização, tais como tomar notas, mantendo um planejador diário e priorizar uma lista de afazeres. Os pacientes podem fazer melhor em um espaço de trabalho tranquilo com poucas distracções. O TDAH é uma deficiência no âmbito do Americans with Disabilities Act. Isto significa que os empregadores devem fazer ajustes para atender às necessidades de um trabalhador.

TDAH E DIETAS

Alguns especialistas acreditam que os alimentos que fornecem o combustível do cérebro com qualidade pode reduzir os sintomas de ADHD. Alto teor de proteína de alimentos, incluindo nozes, carnes, feijão e ovos, pode melhorar a concentração. Substituindo carboidratos simples por carboidratos complexos, como massas de grãos integrais ou arroz, pode ajudar a evitar alterações de humor e estabilizar os níveis de energia.

VISÃO FINAL PARA ADULTOS COM TDAH

Adultos com TDAH podem não conseguir livrar-se do transtorno, mas muitos aprendem a administrá-lo com sucesso. O tratamento a longo prazo pode reduzir problemas em casa e no trabalho, trazendo pacientes mais para perto de suas famílias e seus objetivos profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário