segunda-feira, 16 de março de 2020

CORONAVIRUS:  POSSBILIDADES DE ACOMETIMENTO EM CRIANÇAS


16/MARÇO/2020



    Apesar dos dados epidemiológicos mostrarem que os maiores riscos de contrair o Covid-19 com maior gravidade está entre os idosos e pessoas com comorbidades como doenças respiratórias e cardiovasculares, não se deve descuidar das crianças.
    Mesmo existindo poucos relatos e informações epidemiológicas sobre a manifestação da epidemia em pacientes pediátricos, em 12 de março de 2020, o New England Journal of Medicine (NEJM) publicou uma correspondência de pesquisadores chineses relatando a ocorrência de seis casos de Covid-19 em crianças.
    A média de idade das crianças foi de três anos (variando de um a sete anos). Todas as crianças eram previamente hígidas, e não foi possível identificar a fonte de infecção em um paciente.
    Os sintomas mais comuns foram: febre acima de 39 °C (em todos os pacientes), tosse (em todos os pacientes) e vômitos (em 4 pacientes). Quatro pacientes apresentaram indícios radiológicos de pneumonia, com tomografias sugerindo pneumonia com padrão viral. Uma criança necessitou de internação em UTI. Houve recuperação do quadro em todos os pacientes (média de 7,5 dias), e todos fizeram uso de tratamento empírico com antibióticos, antivirais e tratamento de suporte.
    Os autores reforçam que o acometimento de crianças por Covid-19 pode causar doença respiratória de moderada a grave que pode acontecer no início da epidemia.
    Fica assim um alerta a pais e médicos, especialmente pediatras, para que se redobre a atenção, especialmente devido a crianças não estarem incluídas no grupo de risco maior, o que, entretanto, não as isenta para a possibilidade de infecções graves por Covid-19.


Fonte:
1 – Portal PEBMED
2 - Dolores Henriques [Médica formada pela UNIRIO Residência médica em pediatria pelo HUPE/UERJ Médica concursada do Ministério da Educação (Colégio Pedro II e CEFET-RJ) Tem experiência nas áreas de Terapia Intensiva Pediátrica, Pediatria Geral e Medicina de Urgência.]
3 - Liu W, et al. Detection of Covid-19 in Children in Early January 2020 in Wuhan, China. The New England Journal of Medicine. March 12, 2020. DOI: 10.1056/NEJMc2003717 



Nenhum comentário:

Postar um comentário