quinta-feira, 7 de março de 2013

UM EXEMPLO DE VIDA



HOMENAGEM A NICODEMOS


Existem situações que nos são gratificantes, das quais temos satisfação de participar. Hoje, dou testemunho de um desses fatos.
            Participei de uma reunião no consultório de um colega, para auxiliarmos um terceiro em sua apresentação de monografia, em um curso de Especialização em Implantodontia.
 O que isso tem de excepcional? Nada, exceto que esse nobre colega, objeto de nossa atenção é um senhor de 72 anos. Isso mesmo, setenta e dois anos e uma história de vida que merece ser divulgada e elogiada.
Quando vemos tantas pessoas jovens reclamando, afirmando estarem “velhas” para estudar, que perderam a oportunidade, que estão cansadas, é aí que aparece esse nosso querido Nicodemos.
Vontade, perseverança, disposição, fé, convicção, humildade, são esses os atributos que me encantam nessa pessoa.
Aos 69 anos se dispôs a estudar novamente em um curso de especialização com durabilidade de 3 anos, concluindo agora aos 72 anos de idade.
O que encanta nele é seu histórico de vida. Começou a estudar aos 30 anos, concluindo o ensino básico (primário). Depois, com toda dificuldade foi concluindo as demais etapas até chegar ao final do ensino médio.
Seu desejo firme e vontade de fazer odontologia, coisa difícil para uma pessoa já com mais idade, pai de família, tendo que trabalhar, o que impossibilita estudar, por exemplo, numa universidade pública (contra-senso), pela simples incompatibilidade de horários, acabou levando a estudar na Bolívia.
Foi estudar então em Cochabamba, onde se formou. Depois, outra grande batalha, fazer ser reconhecido seu diploma no Brasil, para que tivesse o direito de exercer legalmente a profissão. Fácil? Não. Dificílimo, uma luta contra o Conselho que em  nada facilitou a tarefa desse  heróico brasileiro. Não deveria ser o contrário? Não deveria o conselho apóia-lo, auxilia-lo a se regularizar? Não foi o que aconteceu. A vitória veio ao final, sofrida, mas por isso mesmo mais valorizada.
Hoje aos setenta e dois anos de vida, alegre e simples, vejo esse brasileiro, cidadão honrado, um exemplo para todos nós, especialmente para nossa juventude, para aqueles que facilmente desanimam. Sua persistência, sua força e seu caráter nos emocionam e fazem ver que o limite é o querer de verdade. A vitória está em acreditar: “eu posso”, “eu consigo”.
Sinto-me honrado que seja meu colega de profissão. Sinto-me feliz de poder compartilhar com ele esse momento.
Obrigo-me a divulgar essa vivência, por tudo que ela representa, principalmente para os mais jovens, para aqueles que no momento estão pensando em desistir, para os que não acreditam, os que têm medo, os que acham a vida difícil demais, não porque ela seja, mas por falta de coragem em enfrenta-la. Miremos-nos todos no exemplo desse homem, nessa fibra, com um pouco dessa receita mudaremos o Brasil.
            Nicodemos, é uma honra conhecê-lo, num país que privilegia tantas nulidades.

Dr. Sebastião Luiz r. Moreira
Cirurgião Dentista – Homeopata
Terapeuta Holístico

Nenhum comentário:

Postar um comentário