sábado, 23 de março de 2013

DENGUE: NÃO PERMITA QUE A DOENÇA SE ESPALHE E TRANFORME-SE NUMA EPIDEMIA MORTAL






A dengue doença transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti, possui uma variedade de tipos devido a mutações, é capaz de produzir sérias alterações no organismo, incluindo hemorragia grave, que constitui-se na dengue hemorrágica, que afeta e reduz o número de plaquetas no sangue (elementos responsáveis pela coagulação), podendo conduzir ao óbito.
É um sério problema de saúde pública, mas, é também de responsabilidade de cada pessoa, no combate direto ao mosquito e aos locais de sua proliferação.
Em Minas Gerais, sofreu um aumento de casos da ordem 164% de 2012 até 2013, e assim como em Minas vários estado do Brasil têm apresentado significativo aumento da doença.
Cuidados médicos são necessários desde o início da manifestação de sintomas, buscando diagnosticar de imediato o tipo de dengue e realizar o adequado tratamento.
Cuidados essenciais devem ser mantidos pela população de modo gera, tanto em suas casas, como trabalho e rua, objetivando localizar e identificar possíveis locais de infestação do mosquito e elimina-lo, ou comunicar às autoridades competentes para providências.
É preciso manter limpos quintais, evitando-se qualquer tipo de objeto que possa servir para retenção de água, onde o mosquito procriará. Devem-se eliminar pneus, garrafas, vasos, vasilhas que possam reter água, pratos de vasos devem ser preenchidos com areia para não reter água. É necessário observar o correto vedamento dos locais de depósitos de água, caixas e outros recipientes. Importante observar nos quintais plantas que possam reter água em sua estrutura, como, por exemplo, as bromélias, folhas grandes caídas no solo e que formem uma bacia de retenção, etc.
Cobrar a ação das autoridades de saúde é um direito do cidadão, sem esquecer-se, entretanto, que necessita realizar sua parte nesse combate, para que a doença não progrida e vença a todos, trazendo muito sofrimento, óbitos e graves perdas financeiras aos estado no combate a uma grande epidemia. 
SLRM

Rash cutâneo da dengue  - http://en.wikipedia.org/wiki/Dengue_fever



 
fonte:http://en.wikipedia.org/wiki/Dengue_fever

Nenhum comentário:

Postar um comentário