sábado, 31 de maio de 2014

MORTE: COMO SUPERAR A PERDA?


O programa da Rádio CBN, do Sistema Globo de Rádios, " No Divã do Gikovate", apresentou em seu tema um caso de depressão de um senhor de aproximadamente 50 anos, agravado pela perda inesperada por morte de sua esposa. A pessoa do problema já apresentava um histórico de depressão anterior, agravada pela dor da perda de sua esposa. Um caso difícil, sobre vários aspectos, tanto para o tratamento médico quanto psicológico, mas, que necessitam a intervenção imediata desses profissionais, que podem também contar o apoio sutil da Terapia Floral.    
O teor do assunto pode ser assistido no link abaixo, para entender depois as considerações que recomendo da Terapia Floral para casos semelhantes.

A Terapia Floral é um ótimo auxiliar nas situações emocionais e psicológicas que exigem tratamento, seja medicamentoso ou a abordagem conjugada medicação - psicoterapia. 
Os medicamentos florais, com sua ação sutil, auxiliam os processos de libertação interna dos traumas, facilitando a compreensão das perdas, bem como dos processos internos que levam a depressão, como no idoso, a diminuição da autoestima, a perda da atividade, sensação de abandono, redução da mobilidade e da capacidade mental, as perdas por morte em relações duradouras. 
Pode-se nestes casos, sugerir ,como apoio terapêutico ao tratamento médico ou psicológico:
Rescue Remedy (ING): Para restabelecer o controle, reduzir o desespero e agonia do sofrimento, durante e em seguida ao momento traumático, até que se faça uma melhor avaliação.
Star-of-Bethelehem (ING) : para a situação do trauma vivido e mesmo situações traumáticas anteriores.
MYOSOTIS / TAGETES [MG}: Para as perdas irreversíveis de entes queridos. Também par encontar o sentido da vida que parece perdido com a morte de alguém querido. 
MADRESSILVA /MILLEFOLIUM [MG]: Para buscar o entendiomento e aceitação da perda.
ANIL [MG]: Para a ceitação subjetiva da morte e do morrer.
LÁCRIMA/ LUCERIS e PASSIFLORA [MG]: para aceitar e compreender a continuidade da vida após presenciar seu desencarne.
EMERGENCIAL (SG) - Saint Germain: Para o momento de descontrole emocional, tristesa profunda, falta de referencial pela dor e perda repentina, trauma.
SAINT GERMAIN, GERÂNIO, BOM DIA, GOIABA, INCENSUM, PERPÉTUA, ALOE, GLOXINIA, ALLIUM, ARNICA SILVESTRI, PINHEIRO, LIBERTAÇÃO, COCOS, PECTUS, VITÓRIA, CHAPÉU DE SOL, IPÊ ROXO [SG]: Auxiliar nas depressões profundas, dá força e apoio energético a quem enfrenta situações desesperadoras.
CIDREIRA, VERBENA, SCORPIUS, GOIABA, MANGÍFERA, CANELA, GREVÍLEA, ALLIUM, CORONARIUM, LÍRIO DA PAZ, SÃO MIGUEL [SG]: Auxiliam no descanso da mente, favorecem o sono relaxante e reparador, proporcionando o trabalho interno de cura.
Outros florais podem ser individualizados e acrescentados de acordo com a necessidade pessoal de cada um, de forma a promover uma transição tranquila do estado ansioso, depressivo, doloroso da perda para a continuidade da vida e sua aceitação, dando potencial apoio às ações médicas e/ou psicológicas que o caso necessite.
Dr.SLuizR.Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário