terça-feira, 9 de abril de 2013

SALVE OS 258 ANOS DO PAI DA HOMEOPATIA - DR. SAMUEL HAHNEMANN






Em 10 de abril de 1755, nascia em Meissen, na Saxonia, hoje Alemanha, Christian Freiedrich Samuel Hahnemann, que anos mais tarde, formado em medicina, e descontente os métodos utilizados por seus colegas médicos e farmacêuticos, no tratamento dos pacientes, termina por desenvolver um novo sistema terapêutico que seria conhecido como HOMEOPATIA.

Fundamenta seus trabalhos na utilização de substâncias em doses infinitesimais e dinamizadas, cuja patogenesia, ou seja, a ação tóxica da substância no organismo seja capaz de produzir sintomas semelhantes ao da patologia que ela provoca. Doença que possuam os mesmos sintomas, seria por ela curada, através do princípio da similitude.

Para Hahnemann não havia doenças, não importando muito o nome a ela designado, mas o doente, o ser que adoece e que merece todo o cuidado e atenção do médico. Priorizava em suas consultas a valorização dos sintomas emocionais, considerando que qualquer alteração no organismo apresentava uma correlação psíquica com significado especial na condição do paciente.

Em 1810 publica o livro que será o norteador de toda a sua técnica de tratamento, “ORGANON DA MEDICINA RACIONAL, mais tarde denominado Organon da Arte de Curar, onde assentam-se todos os fundamentos básicos da homeopatia.

Toda sua vida foi uma grande luta, especialmente contra a resistência da classe médica ao seu novo modelo de tratamento. Falece em Paris aos 88 anos, em 2 de julho de 1843, deixando entretanto, a homeopatia fundamentada e estruturada forma irreversível a espalhar-se pelo mundo como uma terapia, limpa, eficaz, capaz de curar o ser humano de forma integral e da maneira mais natural possível.

Há pelo menos 203 anos a homeopatia vem trazendo benefícios enormes a humanidade, aliviando seu sofrimento e humanizando a relação médico – paciente.

Obrigado Dr. Samuel Hahnemann!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário