segunda-feira, 23 de julho de 2012

DISTÚRBIOS DO SONO INFANTIL E PROBLEMAS DE CONDUTA.


TRANSTORNOS DE RESPIRAÇÃO DURANTE O SONO EM CRIANÇAS PODE PREDISPOR PROBlEMAS DE CONDUTA E OUTROS TRANSTORNOS COMPORTAMENTAIS.

Um acompanhamento de mais de 11.000 crianças acima de seis anos revelou que aqueles que mostram distúrbios respiratórios durante o sono (ronco, respiração bucal, apnéia) são mais propensas a problemas de comportamento. Dificuldades de comportamento que aparecem ligadas a distúrbios respiratórios incluem hiperatividade e agressão, sintomas emocionais e problemas de relacionamento com outras crianças.
Segundo os pesquisadores, esses distúrbios respiratórios atingem um pico entre 2 e 6 anos de idade, mas também ocorrem em crianças mais jovens. 10 % das crianças roncam regularmente e de  2-4%  sofrem de apnéias.  Entre as causas mais comuns destes transtornos encontram-se o aumento do tamanho das amígdalas ou adenóides.
Aos pais foi solicitado  que  respondessem  questionários sobre os  sintomas de doenças respiratórias de seus filhos em vários intervalos desde 6 a 69 meses de idade. Quando essas crianças atingiram entre 4 e 7 anos de idade, os pais responderam a um questionário de avaliação do comportamento, com escalas para avaliar a falta de atenção, hiperatividade, sintomas emocionais, como ansiedade e depressão e problemas de relacionamento com outras crianças.
Verificou-se que as crianças com distúrbios de respiração durante o sono eram  40 a 50% mais propensas a desenvolver problemas neurológicos do comportamento até os 7 anos de idade, em comparação com crianças que não apresentaram tais transtornos. O maior aumento foi observado em hiperatividade, mas também em todas as medições de conduta em geral.
Fonte : REVISTA DE  NEUROLOGIA = VOLUME 54 NR 12 – 18julho2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário